A nossa história

A empresa Gomes & Leite, Lda

Desde 1976 que a Gomes & Leite se dedica ao fabrico de calçado, sendo especialista na produção de calçado casual, nomeadamente do tipo luva, mocassins, fresado original e pratik.


Constituída em 1976 pelos seus três sócios fundadores, a empresa Gomes & leite, Lda iniciou a sua atividade de fabricação de calçado clássico para homem, produzindo em instalações alugadas na freguesia de Penacova em Felgueiras.
Em 1980 a empresa deslocalizou-se para as instalações que ocupa atualmente, um pavilhão industrial construído especificamente para a empresa, situado em Friande, Felgueiras.


Em 2001, verificou-se a transferência de propriedade da empresa, com a saída dos dois únicos sócios na altura e a entrada de sete novos sócios (filhos de um dos ex-sócios da empresa).


Ao longo do tempo, a empresa tem seguido uma politica de melhoria contínua alicerçada no aperfeiçoamento das técnicas de fabricação de calçado e na melhoria dos respetivos processos de produção, acompanhada de investimentos na atualização do seu parque de máquinas e equipamentos produtivos. Esta aposta permitiu à empresa diversificar a sua gama de produtos, dotando-a de capacidade para fabricar desde o calçado clássico ao calçado casual e desportivo.
A produção da empresa destina-se essencialmente ao canal B2B e aos mercados externos, podendo referir-se como principais clientes da empresa: Guess, calçado para homem; Kerac (França), calçado para homem, senhora e criança; A.P.C. Creation (França), calçado para homem e senhora; Boomerang (Itália), calçado para homem; Pierre Cardin (França), calçado para homem; Sacoor (Ásia), Kenzo (França).


A elevada qualidade das matérias-primas utilizadas pela empresa, tem determinado uma relação próxima e de alguma fidelização aos principais fornecedores, sendo de referir os fornecedores de pele Marsi (Portugal) e Conceria Tre Effe (Itália), o fornecedor de linhas Santos e Pires (Portugal) e o fornecedor de forro Tradelda (Espanha).


Verifica-se uma elevada concentração de empresas de fabricação de calçado na envolvente geográfica da empresa, sendo que a empresa identifica alguns potenciais concorrente, também dirigidos à exportação, nomeadamente, a empresa Artozé (também produz para a Kerac), a empresa Samba e a empresa Hora de Começar.


Relativamente à dinâmica organizacional interna, verifica-se uma estrutura tradicional de responsabilidades, com centralização da autoridade nos sete sócios-gerentes.


A empresa exporta 95% da sua produção, tendo como principais países destino a França, a Inglaterra, a Alemanha, Itália a e continente asiático.

A Gomes & Leite possui uma marca própria designada: Walkside.